A sua viagem de férias já está marcada? Este ano de 2020 foi realmente muito difícil para todos nós, mas, agora é hora de pensar no descanso de todo esse período tão turbulento. Para te ajudar, criamos essa listinha com alguns dos melhores destinos para passar a virada do ano tranquilo!

Porto de Pedras – AL

Fonte: Booking | Pousada Reserva do Patacho

Já ouviu falar em São Miguel dos Milagres? Esse é um destino que está “super na moda” como destino de réveillon e a tendência é lotar nessa época do ano. Porém, normalmente, o lugar é bem pacato e rústico. 

Fica a mais ou menos 90 km de Maceió, então o ideal é se hospedar ali pela região mesmo. E vale muito a pena, porque o mar é de um tom azul turquesa de deixar qualquer um de boca aberta! 

Bom, mas o nosso foco aqui é sossego, então, um pouquinho mais ao norte de Milagres temos o município de Porto de Pedras, ainda bastante desconhecida e com poucos turistas. Um destino lindo, cheio de charme e belezas naturais para curtir o tão merecido descanso e se desligar de tudo. 

A dica de hospedagem é o hotel boutique Pedras do Patacho. Apesar de pequeno oferece uma excelente infraestrutura e é todo moderno. O “problema” é que esse hotel não aceita crianças. Agora, se a viagem é com a família toda, outra opção é a Pousada Reserva do Patacho, rodeada de verde e à beira-mar, com um visual lindo e relaxante. 

Pipa – RN

Fonte: Obter Um Quarto  | Kilombo Villas

Se você já foi ou, pelo menos, pesquisou sobre Pipa pode estar com um pé atrás neste momento. A verdade é que apesar de ser considerada um destino de réveillon bastante badalado – com praias lotadas de jovens, festas todos os dias, bares, hotéis e restaurantes sempre cheios – existe um “lado” de Pipa para quem gosta e quer sossego!

A dica é Sibaúma (Kilombo Villas), um vilarejo pacato a apenas 15 minutos de carro de Pipa. Algumas sugestões de praias tranquilas são a própria praia de Sibaúma, a praia da Barra do Canhaú e a Ponta do Pirambu. Ah, dê atenção especial na Barra do Canhaú, uma praia de mar azul turquesa de brilhar os olhos.  

Ouro Preto – MG

Fonte: Em Algum Lugar do Mundo | Ouro Preto

Se você busca uma viagem tranquila, cheia de história, monumentos arquitetônicos e muita natureza, Ouro Preto é o destino certo! A cidade faz parte do Circuito do Ouro, era no meio de suas serras, entre cachoeiras e montanhas, que os garimpeiros buscavam incessantemente pelo metal que dá nome à cidade. 

igreja de São Francisco de Assis, obra do famoso arquiteto e escultor Aleijadinho, pode ser vista por todos os lados, exalando a história da arquitetura barroca nacional. 

Logo em frente à igreja, todos os dias, acontece a Feirinha de Pedra Sabão. Por lá é possível comprar obras feitas de pedra sabão, além de joias e peças decorativas, diretamente dos artesãos da cidade. 

Uma dica de hospedagem é a pousada Arcádia Mineira, instalada em uma belíssima casa do século 18, bem no meio do centro histórico da cidade, pertinho da praça Tiradentes. 

Agora, se você quer tranquilidade ao longo dos dias mas, na virada quer participar de uma clássica festa de réveillon, com queima de fogos, baile e shows de bandas locais, o Clube Ouro Preto Tênis fica a poucos metros da pousada e vende convite para não-sócios. 

Bonito – MS

Fonte: turismo.bonito

O próprio nome já diz: Bonito! A região é um atrativo para quem ama natureza, com cachoeiras, balneários, pontos para mergulho em águas cristalinas, trilhas e grutas. A cidade está localizada na Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, que abriga a Gruta do Lago Azul – considerada Patrimônio Natural com seus belíssimos 80 metros de profundidade.

Atividades ao ar livre existem aos montes! Por lá você pode: cavalgar, fazer mergulho, arvorismo, rapel, bike tour e descer as corredeiras dos rios em uma bóia. Que tal começar o ano com a maravilhosa vista do Buraco das Araras, assistindo os voos das araras vermelhas? 

Uma dica de hospedagem é o Wetiga, um ambiente completamente moderno no meio da vida selvagem que faz parte de um projeto que busca preservar a natureza. Para se ter ideia, o hotel aproveita luz solar, promove reciclagem de lixo e conserva uma piscina natural. 

Jaguariúna – SP

Fonte: Circuito das Águas Paulista | Maria Fumaça

Para quem quer paz e sossego na fazenda! Jaguariúna é um dos nossos destinos para passar a virada do ano tranquilo principalmente pelo seu turismo rural e importância histórica. 

A cidade faz parte do Circuito das Águas no interior de São Paulo e foi usada como passagem para o centro do país pelos Bandeirantes em busca de ouro. 

Teve seu apogeu no momento em que os cafezais transformaram a produção agrícola do país, ainda na primeira metade do século 20. 

Toda a visita pela cidade é uma incrível aula de história, deixando o destaque da atração principal para a Maria Fumaça, um patrimônio histórico-ferroviário que ainda funciona para os turistas. 

A dica de hospedagem é o hotel Vila Bueno, com decoração que preserva os detalhes que pertenciam à casa do século 19 antes de ser reformada. 

Foz do Iguaçu – PR

Fonte: Zarpo | Foz do Iguaçu

Muito conhecida por suas Cataratas e pela hidrelétrica de Itaipu, com certeza, Foz é um dos destinos mais tranquilos para passar a virada do ano. Por lá você pode aproveitar as trilhas no Parque Nacional do Iguaçu e chegar perto das quedas d’água em um passeio de helicóptero ou de barco. 

Outros passeios são o Parque das Aves, onde você pode entrar nos viveiros e ficar bem pertinho de araras e tucanos; o Marco das 3 fronteiras, encontro entre Brasil, Argentina e Paraguai; a vista linda da hidrelétrica de Itaipu que fica toda iluminada à noite; além de pegar o atalho pela Ponte da Amizade para chegar ao Paraguai e ainda garantir umas comprinhas para o novo ano. 

A dica de hospedagem é o hotel Pietro Angelo, que está localizado a apenas 10 minutos do Paraguai e 25km para chegar às cataratas. 

Garibaldi – RS

Fonte: Raízes da Arquitetura | Hotel Mosteiro São José

Entre os destinos para passar a virada do ano tranquilo está Garibaldi, a Capital do Espumante! Localizada na Serra Gaúcha, a cidade faz parte do Vale dos Vinhedos, e foi colonizada por italianos. 

A Rota dos Espumantes é uma visita – quase – obrigatória para quem vai à cidade. O passeio é uma visita às produções familiares e industriais de vinhos e espumantes, com direito a muita história da bebida no Brasil, além de poder participar do processo de engarrafamento e ter várias lições sobre degustação. 

A dica de hospedagem é o hotel Casacurta, que oferece um pacote para o réveillon com ceia e brunch no primeiro dia do ano. O atrativo da ceia, que é preparada pela equipe do hotel, está na preferência por ingredientes locais e sem produtos industrializados, priorizando a produção artesanal de alimentos e o respeito aos produtores e ao meio ambiente. 

Cambará do Sul – RS

Fonte: Zarpo | Parador Casa da Montanha

Conhecida como a terra dos cânions no Brasil, Cambará do Sul é um dos destinos para passar a virada do ano tranquilo. Está a apenas 200 quilômetros de Porto Alegre mas, as paisagens são bem diferentes de uma para outra. 

O destino é perfeito para quem busca aventuras ao ar livre, relaxar em meio a áreas de mata nativa e admirar as belezas naturais. Já vale a pena incluir no roteiro os famosos cânions Itaimbezinho e Fortaleza que, inclusive, já foram palco de grandes produções da Rede Globo, como A Casa das Sete Mulheres. 

Se puder esticar um pouco os dias de viagem, é muito aconselhável incluir alguns dias em Gramado, que fica a apenas 120km de distância. E se está com medo de passar muito frio, não se preocupe, janeiro e fevereiro são os meses mais quentes do ano na região, com temperatura média de 22°C.

Como na cidade tudo é uma questão de paisagem, vale a pena investir bem na hospedagem – que acaba se tornando um atrativo incrível! Para quem deseja um refúgio nas montanhas, a dica de hospedagem é o Parador Casa da Montanha, que fica na zona rural, a mais ou menos 9 km do centro. Agora, se preferir ficar na cidade mesmo, as Cabanas Brisa dos Canyons ficam a apenas 500 metros da Estação Rodoviária de Cambará do Sul. 

Esse é realmente um destino para quem quer sossego, por isso, o máximo de vida noturna que você encontrará por lá é o Du Perau Pub Bar, o ponto de encontro entre turistas e locais. 

E aí, já escolheu qual desses destinos para passar a virada do ano tranquilo vai ser o seu?! Então, agora é só fazer as malas e boa viagem!